quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CLÁSSICA EM CACELA

Dia 18.08.2011 pelas 21h45 na Igreja de Nª Srª da Assunção, em Cacela Velha

COM UM CONCERTO DE KOTO, UM ANCESTRAL E POPULAR INSTRUMENTO MUSICAL TRADICIONAL DO JAPÃO, TOCADO POR UMA DAS SUAS MAIS GALARDOADAS EXECUTANTES, NAOKO KIKUCHI.



Ainda que bastante desconhecido na Europa, o Koto é certamente o instrumento tradicional mais popular do Japão. Assemelha-se a uma cítara, é construído em madeira Paulownia - uma árvore oriunda da China e Coreia - e enquanto o modelo histórico possui 13 cordas, outros mais recentes podem apresentar 17, 20, 21 e mesmo 25 cordas. Cada corda, por sua vez, é esticada sobre uma ponte amovível. É sabido que o Koto foi introduzido no Japão por volta dos séc.VII/VIII e desde então tem servido avidamente o imaginário colectivo do país, estando a literatura nacional repleta de alusões ao instrumento.

O concerto de Naoko Kikuchi está integrado na 4ª edição do ciclo de concertos Clássica em Cacela, cujo tema é o Oriente. O concerto terá lugar na Igreja de N. Srª da Assunção, Cacela Velha, com início marcado para as 21h45. O espectáculo será ainda repetido no dia 20, no Museu do Oriente, em Lisboa.

O ciclo de concertos "Clássica em Cacela" é organizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, pela associação ALTELA e conta com a colaboração da associação ADRIP - Associação de Defesa, Reabilitação e Investigação do Património Natural e Cultural de Cacela.

 Para todas as informações:
 Telefone 281952600
Endereço electrónico classicaemcacela@gmail.com
Vídeo promocional:

http://www.myspace.com/video/vid/55537689

Sem comentários:

Enviar um comentário