quarta-feira, 13 de junho de 2012

4ª Mostra Gastronómi​ca de Cacela "Entre a serra e o mar"

MOSTRA GASTRONÓMICA DE CACELA VOLTA A RECRIAR TRADIÇÕES À MESA



A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e a Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património de Cacela (ADRIP) organizam mais uma Mostra Gastronómica de Cacela, entre os dias 16 e 30 de junho.

O evento, a caminho da quarta edição, tem o intuito de valorizar os saberes e os sabores do território de Cacela, localizado entre a serra e o mar, e pretende promover os produtos locais e as tradições alimentares em receitas antigas ou novas criações.

No decorrer da Mostra poder-se-ão degustar pratos tão diversos como espinheta de atum com feijão fradinho; carapaus alimados; soufflé de peixe e marisco; escalopes de atum marinado e recheado com presunto e queijo de cabra algarvia com rolo de grão-de-bico e ervas do campo; wok de gambas da costa com batata-doce e tomate confitado; ferreira grelhada da nossa costa com batata-doce cozida e salada à montanheira; Açorda de amêijoa da ria Formosa e camarão; biqueirão frito com gaspacho à algarvia; arroz de lingueirão com camarão e conquilha; bacalhau com camarão e bivalves da ria; javali à serrana; entre muitas outras iguarias.

Para as sobremesas, as ementas reservam especialidades como pudim de laranja ou de amêndoa e gila, cheesecake de figo e alfarroba, mousse de limão e hortelã, arroz doce com alfarroba, torta de laranja com alfarroba ou torta de alfarroba.

Muitos dos restaurantes participantes encontram-se em áreas de elevado valor paisagístico e cultural, fazendo parte da lista os estabelecimentos «Sem Espinhas», «Finalmente», «Rios» e «Ramos», na Manta Rota; «A Camponesa» e o «Cisne», em Vila Nova de Cacela; «O Pangaio», nas Cevadeiras junto à EN 125 e a «Casa de Pasto Fernanda e Campinas», na Corte António Martins.

Para dar a conhecer os pratos, os restaurantes e as tradições, a Mostra Gastronómica de Cacela arranca com uma apresentação oficial, no sábado, dia 16 de junho, no antigo Casino da Manta Rota.

Sem comentários:

Enviar um comentário