sábado, 13 de fevereiro de 2010

Relatório de Actividades 2008 - 2009

ADRIP - Recepção de Visitantes



Duração:
Outubro 2008 a Outubro 2009
Local:
Cacela Velha
Actividade desenvolvida:
Tal como foi definido no plano de actividades para o ano de 2009 demos continuidade ao projecto “ADRIP- Recepção de visitantes”, iniciado no ano anterior.
O posto esteve aberto durante o ano, todos os dias da semana incluindo fins de semana e feriados. O horário de funcionamento foi adaptado á época balnear e ao fluxo de visitantes.
Ao visitarem a nossa Associação os visitantes recebem informação oral genérica sobre Cacela e concelhos limítrofes, são também informados sobre o plano de actividades em curso desenvolvido pelo CIIPC e Câmara Municipal de VRSA, assim como recebem vários folhetos e boletins informativos, complementando a informação prestada.
Durante este ano fomos visitados por cerca de 4695 visitantes, entre os quais:

Portugal - 1258
Irlanda - 15
Espanha - 1281
Canadá - 14
Inglaterra - 1207
Bélgica - 4
Holanda - 320
Suiça - 4
Alemanha - 241
Escócia - 8
França - 207
Estónia - 6
USA - 54
Áustria - 2
Brasil - 36
Argentina - 2
Itália - 34
China - 1

Conclusão e Perspectivas Futuras:

Após mais uma época de trabalhos neste projecto podemos constatar que somos uma peça fundamental na divulgação da imagem e das actividades do Município de V.R.S.A./ CIIPC, bem como do Património Cultural e Natural de Cacela.
Dando desta forma a possibilidade aos visitantes de adquirirem informação oral e material de divulgação das actividades em curso no Concelho, bem como das próprias actividades ADRIP.
Demos continuidade ao trabalho de incentivar alguns artesãos locais a produzirem peças tradicionais, para exposição/venda no Posto de informação, tal como cestos em verga e palma, cerâmica entre outros. Forma esta de dar a conhecer aos visitantes as tradições e artesanato da nossa região.
Mais um ano passado e perante os resultados obtidos confirmamos ser uma mais valia, para as partes envolvidas neste projecto de forma directa o Município de VRSA/CIIPC e ADRIP e de forma implícita toda a população da freguesia de Vila Nova de Cacela e visitantes.
Assim sendo pretendemos dar continuidade à parceria mantendo o espaço aberto na perspectiva de desenvolver novos projectos e actividades, satisfazendo as necessidades da população local bem como de todos aqueles que visitam este local.
Reiterando mais um ano algumas das sugestões mais frequentes deixadas pelos visitantes como as seguintes:
· Restrição da circulação e estacionamento de carros dentro do núcleo urbano.
· Iluminação do novo parque de estacionamento.
· Reabilitar os canteiros do estacionamento das Amendoeiras.
__________________________________________________

Mercadinhos ADRIP 2008/2009

Duração:
Os Mercadinhos decorreram nas seguintes datas:
Mercadinho de Natal -18 Dezembro 2008
Mercadinho de Primavera – 12 de Março 2009
Mercadinho de Verão – 12 de Julho 2009
Mercadinho de Outono – 4 de Outubro 2009
Local:
Cacela Velha
Actividade desenvolvida:


Mercadinho de Natal realizado no dia 18 de Dezembro de 2008 com a participação de cerca de 30 artesãos com produtos tradicionais como o mel, os frutos secos, o pão os trabalhos de empreita de palma e cana assim como propostas mais actuais de bijutaria, decoração e vestuário. A companhia de animação de rua Fech'oPano colaborou e alegrou as ruas de Cacela com os seus malabarismos durante o dia.










Mercadinho de Primavera realizado no dia 22 de Março com a participação de cerca de 50 artesãos e com mais de uma dezena de participantes nas Trocas & Baldrocas.
Neste segundo Mercadinho tivemos como animação o grupo Fech'oPano, grupo de dança flamengo Escolhas Vivas, músicos de rua, grupo PiripiriMix (Grupo Musical da Escola C+S de Castro Marim).











Mercadinho de Verão realizado no passado dia 12 de Julho de 2009 entre as 11h00 e as 20h00. Contamos com cerca de cinco dezenas de artesãos associados a diversas áreas desde a cestaria, a empreita em palma, produtos alimentares como o mel, pão, flor de sal, doces, especiarias. A animação deste evento esteve a cargo do grupo Fech'oPano, grupo de dança feminina Associação Porta Amiga, e músicos de rua.













Mercadinho de Outono realizado no passado dia 4 de Outubro entre as 10:30h-17:30h com cerca de 40 artesãos e com participantes nas Trocas & Baldrocas.
Apresentação do palhaço Zéquinha, da companhia de animação de rua Fech'oPano e o grupo de dança femenino Splash, DJ Yacobian.











______________________________________________



I Mostra Gastronómica de Cacela - Bivalves e Mariscos Sabores da Ria

Duração:
5 de Junho a 5 de Julho
Local:
Fábrica, Cacela Velha, Manta Rota, Lota
Actividade desenvolvida:
Co-organização da I Mostra Gastronómica de Cacela - Bivalves e Mariscos. Sabores da Ria, realizada entre 5 de Junho e 5 de Julho de 2009 com a participação de 10 restaurantes localizados junto à Ria Formosa entre a zona da Fábrica e a praia da Lota .

Os restaurantes foram convidados a elaborar um menu que incluísse os bivalves e mariscos da nossa Ria, acompanhados de produtos da região, tais como, os vinhos e licores Algarvios.

Durante o evento os restaurantes distribuíram questionários de satisfação para nos ajudar a melhor compreender a opinião do público em geral sobre o evento, a divulgação e a qualidade das ementas apresentadas. No final foi emitido um Certificado de Participação.

Assim, a 1ª Mostra Gastronómica de Cacela levou à mesa os bivalves e mariscos elaborados segundo receitas antigas e em novas criações, que foram apreciadas por algumas centenas de visitantes no bom ambiente dos restaurantes locais, numa área de elevado valor paisagístico e natural.






__________________________________________________


Jardim representativo da flora do Algarve
(CIIPC/ADRIP).

Duração:
Março e Abril
Local:
Cacela Velha
Actividade desenvolvida:
Ao Projecto Oliveiras foi adicionado em Março e Abril de 2009 um jardim representativo da flora do Algarve.

1ª Fase
Preparação do Terreno com máquinas (apoio serviços camarários, CIIPC);
Implantação do sistema de Regra (apoio serviços camarários, CIIPC);
Escolha das espécies autóctones a plantar (responsáveis ADRIP e CIIPC);
1ª Plantação levada a cabo pelas escolas no âmbito do Projecto “Para que servem as plantas? Usos antigos da flora algarvia”, levado a cabo pelo CIIPC.

2º Fase
Manutenção da plantação e sua envolvência;
Criação e manutenção de um viveiro de espécie que não se encontram comercializadas;
Procura e reconhecimento das espécies;
Recolha das que se encontram em perigo de sobrevivência;
Recolha de sementes;
Sinalética das espécies.











____________________________________________________

Acção de Limpeza Ria Formosa Manta Rota – Cacela Velha

Duração:
24 e 25 de Outubro de 2009
Local:
Manta Rota / Cacela Velha
Actividade desenvolvida:

Pretendeu-se com este projecto a limpeza de uma parcela da Ria Formosa compreendida entre Manta Rota e Cacela Velha, integrada na área de protecção do PNRF. A iniciativa quis dar resposta, por um lado, a uma necessidade de intervenção premente, face à quantidade de lixos acumulados na zona e, por outro, alertar a população em geral para os problemas resultantes do impacto das actividades humanas neste ecossistema.
Foram contactadas e mostraram-se disponíveis para desenvolver o projecto algumas Associações Ambientais, tais como:
- Quercus;
- Rias / Aldeia;
- Ecolution;
As associações envolvidas nesta acção não só se fizeram representar nos dias da acção como procederam à divulgação da mesma junto dos seus contactos.
A empresa Algarlixo, Lda. disponibilizou um contentor para acondicionar o material recolhido durante os dias da acção, tendo sido o mesmo colocado em Cacela Velha.
Tivemos ainda o apoio da CM de Vila R. S. António e junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela que gentilmente forneceram sacos de plástico e ajudaram na posterior recolha dos resíduos.
É de salientar a pronta colaboração da Capitania do Porto de Vila R. Sto. António através da disponibilização de uma viatura e de um efectivo para facilitar o transporte do material recolhido durante o percurso, até o ponto de depósito.


Resultados da recolha

Área de cobertura de 2 Km entre Manta Rota e Cacela Velha com a participação de +/- 30 voluntários/ dia, tendo sido efectuada uma recolha de 114 sacos de lixo com um peso total de +/- 1500 Kg.

Dos resíduos encontrados destacam-se as embalagens de plástico, metal e vidro, bem como objectos de maior dimensão tais como electrodomésticos (frigoríficos, máq. Lavar, etc.), pneus e restos de motociclos, rolos arame, velhas artes de pesca e restos de embarcações de recreio.

Zonas mais sensíveis:

Foram identificadas duas zonas que necessitavam de uma intervenção urgente face ao elevado nº de resíduos ali depositados:
- Primeira zona, à entrada do PNRF onde se encontra depositada uma grande quantidade de arame em decomposição;
- Segunda zona junto à Quinta da Manta Rota onde se encontram diversos materiais em ferro.

Conclusão:
Consideramos esta acção de elevado interesse no que toca à sensibilização da população em geral, relativamente à preservação da natureza.
Os objectivos estabelecidos foram atingidos, tendo sido retirada do local uma grande quantidade de resíduos que aqui se encontravam depositados há vários anos pela acção das marés e da crescente pressão turística.
Cobertura mediática e iniciativas futuras
Foi efectuada uma intensa cobertura da acção pelos meios de Comunicação (Televisão, Jornais e Rádio).
Pretendemos continuar com campanhas deste género, numa tentativa de preservação do Meio Ambiente e da Biodiversidade.



















___________________________________________


1ª Colecção de Postais ADRIP– Cacela Velha 2009

Duração:
Junho
Local:
Cacela Velha e Ria Formosa

Actividade desenvolvida:

O projecto da 1ª edição de postais assentou na realização de um sonho. Foi desenvolvido pelas fotógrafas Ana Cerveira e Fátima Afonso, associadas e amantes da fotografia. Foram efectuadas várias sessões de recolha de imagens na Ria Formosa e mais concretamente em Cacela Velha onde se procurou captar tudo aquilo que de fascinante pudesse ser perpetuado num click procurando resgatar o passado, transmitindo para o futuro a essência de Cacela a todos os que pela sede da ADRIP passarem, o único local onde poderão adquirir um exemplar desta 1ª Colecção de Postais ADRIP 2009.

A colecção compõe-se por 10 postais e é fruto de uma escolha entre duas centenas de fotografias, captadas pelas objectivas destas duas voluntárias e amantes de Cacela Velha e da Natureza.

Os principais objectivos são os de captação do que de melhor este belo local tem para transmitir e, ao mesmo tempo, o da divulgação do Património Natural e Cultural de Cacela.

Pretende-se com este projecto editar anualmente uma nova colecção de postais que possam reflectir um pouco daquilo que é a alma deste importante local que é o território de Cacela, o local onde “aquele fim de tarde que contorna o horizonte e a sombra não escurece”.


_____________________________________________________________________

Colaboração no Ciclo de passeios pedestres “Passos Contados 2009”

Duração:
De Abril a Outubro 2009
Local:
Freguesia de Vila Nova de Cacela


Actividade desenvolvida:
A 3ª edição do ciclo anual de passeios pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados” teve inicio em Abril sob a organização do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA, e contou com a colaboração da ADRIP, nomeadamente no que toca à prestação de informações aos visitantes que visitavam o posto de atendimento, realização de inscrições, recepção de inscritos nos dias do passeio, colocação e distribuição de folhetos e cartazes informativos.

Para este ano foi pensado um novo conjunto de experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio, e partiu-se à descoberta das plantas e dos seus antigos usos na medicina e alimentação; de vestígios da presença romana em Cacela; da observação do céu durante a noite e das antigas mitologias ligadas aos astros; com os pés na água procurou-se os animais da maré baixa; escutaram-se os morcegos e procurou-se a fauna nocturna; terminando na ria formosa com a observação das aves.
Os percursos realizaram-se aos sábados, entre Abril e Outubro e os pontos de encontro foram às 9.30 ou às 21.00, na cisterna de Cacela Velha ou no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, consoante o percurso.
A afluência de público foi variada mas, em média, terá rondado os 35 participantes por passeio, de várias nacionalidades (maioritariamente portugueses e espanhóis).

Assim sendo, o programa foi:

Plantas medicinais e aromáticas do barrocal e serra algarvia
Com o mestre José Salgueiro
4 Abril - Ponto de encontro: 9.30 em Santa Rita
Vestígios da presença romana em Cacela. O visível e o invisível
Com o arqueólogo João Pedro Bernardes
2 Maio - Ponto de encontro: 9.30 em Cacela Velha
Constelações e antigos mitos. Observando os astros em Cacela
Com o físico Cândido Marciano da Silva
27 Junho - Ponto de encontro: 21.00 em Santa Rita
Pelas margens da Ria Formosa, à procura dos animais da maré baixa
Com a bióloga Maria Dias
4 Julho - Ponto de encontro: 9.30 em Cacela Velha
O mundo inaudível. Escutando os morcegos à roda de Cacela
Com a bióloga Sofia Lourenço
1 Agosto - Ponto de encontro: 21.00 em Cacela Velha
À procura das criaturas da noite
Com o ornitólogo Filipe Moniz
12 Setembro - Ponto de encontro: 21.00 em Cacela Velha
Visitantes alados. Observando as aves da ria
Com o ornitólogo Filipe Moniz
3 Outubro - Ponto de encontro: 9.30 em Cacela Velha























__________________________________________


Colaboração no projecto Green Cork [Quercus]

Duração:
Permanente
Local:
Recolha de rolhas efectuada pela ADRIP nos diversos restaurantes da zona, bem como na sua sede onde podem ser entregues.
Actividade desenvolvida:

Colaboração da ADRIP com o projecto Green-Cork da Associação Quercus, na tentativa de promoção, divulgação e implementação do projecto, que consiste na recolha de rolhas de cortiça para posterior reciclagem sendo o fruto dessa recolha aplicado na plantação de arvores, tais como os sobreiros.

“...O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber...”














Sem comentários:

Enviar um comentário