sábado, 13 de outubro de 2012

ARBORIZAÇÃO DA VÁRZEA DE CACELA 2012

     

Após a delimitação da Várzea de Cacela para uso de estacionamento automóvel complementar ao já existente, e na continuidade do PROJETO OLIVEIRAS, segue-se uma plantação de um mínimo de 98 árvores (oliveiras e amendoeiras). Para além do valor ambiental que uma plantação comporta, existe o valor estético de uma Várzea bem cuidada. Porque a crise aguça o engenho, esta fase do projeto contempla a participação dos cidadãos, convidando-os a comprar uma árvore e a apadrinhá-la por 7€ (custo da árvore). Este projeto foca principalmente a reabilitação de um território, que ao longo dos anos se vem a deteriorar pelo uso inadequado de estacionamento automóvel e caravanas. A partir de 2010, o assoreamento da ria, provocado pela abertura de uma barra marítima frente a Cacela, deu origem a que o acesso à praia pela Várzea fosse massivo e por consequência, o estacionamento de viaturas também, o que criou uma fronteira entre o JARDIM REPRESENTATIVO DA FLORA DO ALGARVE, o CAMPO ARQUEOLÓGICO e a Várzea. O pisoteio excessivo dessas viaturas e o lixo deixado pelas mesmas, fizeram com que um lugar outrora agrícola, se tornasse num terreiro sem interesse, onde reinam a desmineralização do solo e a erosão do mesmo. Urge pois, iniciar uma arborização da Várzea, começando como já foi referido, pela delimitação do terreno com estacas de madeira para uso de estacionamento automóvel, cuja execução ficou a cargo dos serviços da Câmara Municipal. Terminada a delimitação, segue-se a lavragem do terreno, a montagem de um sistema de rega gota a gota e por fim, a plantação das árvores apadrinhadas (e amadrinhadas).

Em Portugal quase sem exceção, as envolventes dos lugares são sítios muito mal tratados, cheios de lixo, restos de obras da construção civil e restos de máquinas que deixaram de ter uma função. Cacela, não foge à regra: o talude sul da muralha, a vereda a sul que vai dar à ria e a Várzea, os três pontos que delimitam a Vila, são bem a prova desse estado de coisas.

Quando foi iniciada a proposta de apadrinhamento das árvores a plantar, estávamos longe de imaginar o impacto positivo que veio a gerar nos cidadãos a nível local e nacional, o carinho com que as famílias apadrinharam árvores para oferecer aos filhos, netos, sobrinhos e amigos, numa altura em que os fogos arrasam com grandes extensões do nosso território, nomeadamente este verão no concelho de Tavira. Tal entusiasmo prova que Cacela é «a menina dos olhos de muita gente», não só pelas belezas balneares, mas por merecer que se aposte numa envolvente que a dignifique ambiental e poeticamente como um todo. Por certo que este projeto vai suscitar esse olhar.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário