terça-feira, 7 de agosto de 2012

"Clássica em Cacela"

Cacela Velha, 9, 16 e 23 de Agosto, pelas 21h45

A música clássica está de regresso a Cacela Velha, com mais uma edição do ciclo «Clássica em Cacela».

Realizada pelo quinto ano consecutivo, a iniciativa tem vindo a ganhar raízes e a crescer de edição para edição, tendo já ultrapassado a barreira dos 1500 espetadores.
Pretendendo ser uma alternativa erudita e de qualidade dentro da oferta cultural de verão e apostando nos jovens talentos e em repertórios menos familiares do grande público, a «Clássica em Cacela» reservou para este ano três espetáculos que mostram uma diversidade de sons e instrumentos, com música de Vivaldi, Schubert, Beethoven, Piazzolla, Rossini, entre muitos outros.
Para abrir em grande, o ciclo convidou o acordeonista Gonçalo Pescada, que se apresentará a solo na Igreja da Nossa Senhora da Assunção, no dia 9 de agosto. Aclamado pela imprensa como um dos maiores acordeonistas da atualidade, tem conquistado públicos nacionais e internacionais e passado pelas mais importantes orquestras e festivais europeus.

O ciclo continua no dia 16, com a pujança do quinteto de metais «Quinto Império», que irá tocar no antigo cemitério de Cacela Velha. Formado em Lisboa, em 2011, o grupo assume-se como «filho das artes do espetáculo» e o seu núcleo é composto por cinco elementos que dão vida a uma tuba, um trombone, uma trompa e dois trompetes.

A 5.ª edição da «Clássica em Cacela» encerra no dia 23 de agosto, novamente na Igreja da Nossa Senhora da Assunção, com os virtuosos «Ad Libitum», um trio de cordas liderado pela talentosa violetista Sofia Espiga.

Os concertos na igreja são de entrada livre, com donativo à saída, garantindo-se desta forma a sustentabilidade e o equilíbrio financeiro do evento. Já o concerto no antigo cemitério tem um valor de 3,5 euros por pessoa.

Os bilhetes para o espetáculo de 16 de agosto podem ser adquiridos no próprio local, a partir das 20:00, ou previamente, das 9:00 às 15:00, no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), localizado na antiga escola primária de Santa Rita (Vila Real de Santo António). Podem também ser reservados pelo telefone 281 952 600.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de VRSA/CIIPC e pela associação ADRIP e conta com os apoios da direção regional de Cultura do Algarve e do restaurante Chá com Água Salgada (Manta Rota).

A direção artística está a cargo da flautista algarvia Teresa Matias.

Apareçam!

Sem comentários:

Enviar um comentário