quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Exposição “Luz sobre a Ria” em Cacela Velha


Dias 25 e 26 de agosto de 2012 das 18h00 às 23h00


Uma iniciativa da Associação ADRIP e do Grupo de fotografia F/18.1, no sentido de promover uma campanha solidária para angariação de fundos destinados à recuperação da embarcação tradicional de pesca artesanal "Golfinho".


Um futuro sem passado?

Com o processo natural da evolução, pomos os olhos sempre no futuro, seja ele mais próximo ou mais distante. O presente rapidamente se esfuma e o passado foi há um segundo. É inegável que só falamos dos dias idos quando os mesmos nos trazem à memória boas recordações e mesmo essas tendem a desaparecer com o passar do tempo.

A verdade é que era após era nos esquecemos do que já passámos para chegar onde estamos, que há algum tempo o homem não dispunha das facilidades que hoje existem e se dissermos aos homens de amanhã que alturas houve em que uma coisa tão simples como a TV era um luxo que só alguns tinham, decerto que se vão rir de nós. Mas essa era a realidade de há 40 anos atrás.

Por sabermos disso e por considerarmos que é o passado que nos ensina a crescer, queremos preservar o trabalho feito pelas mãos enrugadas de artistas de outrora. O “Golfinho” é uma embarcação do passado, que infelizmente, em conjunto com outras embarcações, deixou de poder cruzar as águas da Ria Formosa. No entanto ainda há a hipótese de adivinharmos as inúmeras histórias que passou, de conhecermos a sua vida; mas para isso é necessário recuperá-lo, pois assim como o tempo passa por nós deixando as suas marcas, também num barco de madeira elas se notam.

Convidamo-los pois, a juntarem-se a nós num evento de beneficência em prol destas embarcações singelas, de cores vivas que infelizmente não servem ao futuro que se avizinha.


Paulo Viegas



Sem comentários:

Enviar um comentário